Base de dados : CRT-Acervo
Pesquisa : AGENTES ANTI-HIV/PROVIS [Descritor de assunto]
Referências encontradas : 2 [refinar]
Mostrando: 1 .. 2   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 2 CRT-Acervo  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo
Id:7307
Autor:Melchior, Regina; Nemes, Maria Ines Baptistella; Basso, Cáritas Relva; Castanheira, Elen Rose Lodeiro; Britto e Alves, Maria Teresa Soares de; Buchalla, Cássia Maria; Donini, Angela Aparecida.
Título:Avaliação da estrutura organizacional da assistência ambulatorial em HIV/Aids no Brasil / Evaluation of the organizational structure of HIV/AIDS outpatient care in Brazil
Fonte:Rev. saúde pública;40(1):143-151, fev. 2006. tab.
ProjetoBrasil. Ministério da Saúde. Coordenação Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids; . São Paulo (Estado). Fundação de Amparo à Pesquisa. 914/BRA/59 e 99/11141-5.
Resumo:OBJETIVO: No contexto de acesso universal à terapia antiretroviral, os resultados do Programa de Aids dependem da qualidade do cuidado prestado. O objetivo do estudo foi avaliar a qualidade do cuidado dos serviços ambulatoriais que assistem pacientes de Aids. MÉTODOS: Estudo realizado em sete Estados brasileiros, em 2001 e 2002. Foi avaliada a qualidade do atendimento a pacientes com Aids quanto à disponibilidade de recursos e a organização do trabalho de assistência. Um questionário com 112 questões estruturadas abordando esses aspectos, foi enviado a 336 serviços. RESULTADOS: A taxa de resposta foi de 95,8 por cento (322). Os indicadores de disponibilidade de recursos mostram uma adequação maior do que os indicadores de organização do trabalho. Não faltam antiretrovirais em 95,5 por cento dos serviços, os exames de CD4 e Carga Viral estão disponíveis em quantidade adequada em 59 e 41 por cento dos serviços, respectivamente. Em 90,4 por cento dos serviços há pelo menos um profissional não médico (psicólogo, enfermeiro ou assistente social). Quanto à organização, 80 por cento não agendavam consulta médica com hora marcada; 40,4 por cento agendavam mais que 10 consultas médicas por período; 17 por cento não possuíam gerentes exclusivos na assistência e 68,6 por cento não realizavam reuniões sistemáticas de trabalho com a equipe. CONCLUSÕES: Os resultados apontam que além de garantir a distribuição mais homogênea de recursos, o programa precisa investir no treinamento e disseminação do manejo do cuidado, conforme evidenciado nos resultados da organização de trabalho. (AU).
Descritores:Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/quimioter
Agentes Anti-HIV/provis
Qualidade da Assistência à Saúde
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielosp.org/pdf/rsp/v40n1/27128.pdf...
Localização:BR1310.1; Formato Eletrônico


  2 / 2 CRT-Acervo  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Texto Completo-http://www.scielo.br/pdf/rsp/v41s1/6545.pdf
Id:6323
Autor:Jamal, Leda Fátima; Moherdaui, Fábio.
Título:Tuberculose e infecção pelo HIV no Brasil: magnitude do problema e estratégias para o controle.
Fonte:Rev. saúde pública;41(supl.1):104-110, set.2007. .
Resumo:O objetivo do artigo foi propor, a partir da ánalise da situação e da interação entre a tuberculose e a Aids, estratégias que minimizem o impacto epidemiológico de uma doença sobre a outra no Brasil. Analisa-se a maneira como politicas de saúde para o controle da epidemia de HIV/Aids - como acesso aos antiretrovirais, campanhas para o conhecimento precoce da infecção pelo HIV e adesão ao tratamento - impactam as metas de controle da tuberculose. Discutem-se também a implementação de ações para prevenção do aparecimento de tuberculose no indivíduo infectado com HIV, deteccão precoce da tuberculose doença e garantia de adesão ao tratamento. São feitas considerações sobre o papel que o Brasil pode desempenhar no cenário global de desenvolvimento de arsenal terapêutico e a necessidade de trabalho articulado das áreas programáticas de tuberculose e de HIV/Aids(AU).
Descritores:Tuberculose/epidemiol
Tuberculose/prev
Antibióticos Antituberculose/provis
Infecções por HIV/epidemiol
Agentes Anti-HIV/provis
 Brasil
Limites:Humano
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/rsp/v41s1/6545.pdf...
Localização:BR1310.1; Formato Eletrônico



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6.3 powered by WWWISIS

BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information